sexta-feira, 16 de agosto de 2013


SECRETÁRIO DE LGBT DA FETRAM-MA E DE JUVENTUDE DA CUT-MA REPRESENTA INSTITUIÇÕES NA 2ª CEDRSS – CONFERÊNCIA ESTADUAL
DE DESENVOLVIMENTO RURAL, SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO*

O tema “Juventude Rural – II CNDRSS – Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário” foi pauta da Reunião do Coletivo Nacional de Juventude – CNJ da CUT, realizada em São Paulo entre os dias 29 e 31 de julho de 2013.
Nesse sentido, saiu como orientação aos secretários estaduais de juventude que se inserissem no processo de realização das Conferências nos Estados. O objetivo é inserir as questões relacionadas à juventude ruralista e defender a participação de, no mínimo, 20% de jovens entre os delegados conferencistas. É importante perceber que são muitos os desafios postos à juventude ruralista, tão assolada pelo processo de precarização da educação do campo, pela falta de políticas de fortalecimento da agricultura familiar rural, pela falta de alternativas de cultura e lazer, o que proporciona maciçamente a saída dos jovens para os centros urbanos, sem qualificação profissional, cujo fim será a ocupação nos postos de trabalho mais desvalorizados da sociedade brasileira.
A fim de defender estas e outras bandeiras, o secretário de LGBT da FETRAM-MA e de Juventude da CUT-MA, José Carlos Santos Rodrigues, participa ativamente do processo de construção da Conferência Estadual, integrando a Subcomissão de Mobilização, que se reuniu no último dia 08 (quinta-feira), às 15h00min, na sala do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, no INCRA. Integram a Subcomissão representantes do INCRA, MDA, SINTRAF, MST, da Rede Nordeste Jovem, SEDES, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, AMEP, FETAEMA e CUT-MA.
A COE – Comissão Executiva da 2ª CEDRSS reuniu-se no dia 09 de agosto, às 09h00min, na Vice-governadoria do Estado (Palácio Henrique de La Roque). A reunião foi presidida pela Drª. Cláudia Neta, da SEDES. Na ocasião, os coordenadores das subcomissões de Metodologia e Mobilização apresentaram síntese dos encaminhamentos até então desenvolvidos. Foram repassadas ainda informações sobre a subcomissão de logística e infraestrutura.
A 2ª CEDRSS acontecerá no período de 25 a 28 de agosto de 2013, no CESIR/FETAEMA, localizado no Araçagy, em São Luís-MA, com participação de 350 pessoas. Até lá, as reuniões serão intensas e a FETRAM-MA e a CUT-MA marcarão presença significativa nesse processo de construção de espaço democrático de políticas públicas para classe trabalhadora rural.
_________________

*Escrito por José Carlos Santos Rodrigues (Sec. de LGBT da FETRAM-MA e de Juventude da CUT-MA).





Nenhum comentário:

Postar um comentário